De P4 à vitória em Interlagos: a batalha contra Xandy Negrão e Ingo Hoffmann que me fez voltar aos anos 90

Compartilhar: WhatsApp X
De P4 à vitória em Interlagos: a batalha contra Xandy Negrão e Ingo Hoffmann que me fez voltar aos anos 90

Algumas corridas terminam quando recebemos a bandeirada. Outras permanecem na cabeça por muito mais tempo. Minha corrida com os clássicos Chevrolet Omega da Stock Car em Interlagos, no Automobilista 2, pertence ao segundo grupo. Entre disputas contra Xandy Negrão, Ingo Hoffmann e Paulo Gomes, vivi uma prova que foi muito além da vitória: por alguns minutos, parecia que eu havia voltado à era de ouro da Stock Car brasileira.

Existem carros que você escolhe simplesmente porque são rápidos.

Existem outros que carregam uma história.

Quando entro no Automobilista 2 e encontro aqueles Chevrolet Omega da Stock Car, não consigo enxergar apenas modelos virtuais dentro de um simulador. Existe uma memória afetiva ali.

É impossível não lembrar de uma época em que automobilismo fazia parte da programação da televisão brasileira de uma maneira diferente. Os carros tinham personalidade, o ronco dos motores era marcante e nomes como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes e Xandy Negrão ajudaram a construir algumas das páginas mais importantes da história da Stock Car.

Foi com esse sentimento que cheguei a Interlagos.

Não queria simplesmente ganhar uma corrida.

Queria correr.

E existe uma diferença enorme entre as duas coisas.

O que aconteceu nas voltas seguintes acabou sendo exatamente aquilo que procuro quando entro em um simulador: disputa, tensão, erros, recuperação, ultrapassagens e uma chegada em que precisei lutar pela vitória praticamente até o último momento.

Interlagos, Omega e uma viagem no tempo

Interlagos já possui uma atmosfera especial por conta própria.

Quando combinamos o circuito brasileiro com carros históricos da Stock Car, porém, a experiência muda completamente.

A primeira coisa que chama atenção é a maneira como esses carros precisam ser conduzidos.

Não existe aquela sensação de estar pilotando uma máquina moderna que corrige parte dos seus excessos. O Omega se movimenta. A traseira participa da curva. O acelerador precisa ser tratado com respeito.

Você sente que está trabalhando o carro.

E eu gosto disso.

Esses carros obrigam o piloto a pensar não apenas no ponto ideal da frenagem, mas também em como transferir o peso, quando voltar para o acelerador e quanto pode exigir do pneu traseiro antes de transformar uma boa saída de curva em uma correção desesperada.

É uma pilotagem que considero extremamente prazerosa justamente porque não parece perfeita.

O carro está sempre conversando com você.

Às vezes, gritando.

E em Interlagos, com suas mudanças de elevação, freadas fortes e longos períodos de aceleração, essa personalidade aparece ainda mais.

Quando vi o grid formado, percebi que a corrida teria todos os ingredientes para ser especial.

P4 no grid e três gigantes à minha frente

Eu largaria da quarta posição.

Normalmente, P4 é uma excelente posição para começar uma corrida.

Naquela ocasião, porém, bastava olhar os três carros à minha frente para entender o tamanho do desafio.

Xandy Negrão estava na pole position.

Logo atrás vinha Ingo Hoffmann.

Na terceira posição, Paulo Gomes.

E então aparecia eu, em P4.

Para quem conhece a história da Stock Car brasileira, aquele grid praticamente dispensava apresentações.

Era como entrar em uma fotografia de outra época.

Só que havia um pequeno detalhe:

eu não estava ali para assistir.

Queria passar os três.

A largada e o primeiro teste no S do Senna

Largar em Interlagos exige cuidado.

Você pode fazer tudo corretamente nos primeiros metros e destruir a corrida alguns segundos depois no S do Senna.

É um ponto em que o pelotão ainda está extremamente compacto. Existem carros por dentro, por fora, alguém tentando encontrar um espaço impossível e outro piloto freando alguns metros antes para evitar confusão.

Minha estratégia era bastante simples:

atacar, mas sobreviver.

Não adiantava querer decidir uma corrida inteira na primeira curva.

A largada foi limpa.

Xandy conseguiu manter a liderança, enquanto Ingo e Paulo Gomes continuaram ocupando as posições imediatamente à minha frente.

Eu permaneci em P4.

Só que agora estava muito próximo.

E quando o pelotão começou a se organizar, percebi que havia ritmo para atacar.

A corrida estava apenas começando.

O vácuo começa a entrar no jogo

Uma das coisas mais interessantes desses carros é o efeito que uma boa saída de curva produz na disputa seguinte.

Não basta simplesmente chegar perto.

Você precisa preparar a ultrapassagem.

Comecei a estudar Paulo Gomes.

Em alguns momentos, a diferença chegava a aproximadamente um décimo.

Eu estava literalmente colado.

Tentava mostrar o carro.

Ele defendia.

Preparava uma entrada.

A porta fechava.

Tentava carregar velocidade para atacar por fora.

Paulo continuava ali.

Era aquele tipo de disputa em que o piloto da frente sabe perfeitamente que está sendo pressionado.

E o piloto de trás sabe que não pode desperdiçar a oportunidade.

O problema é que atacar demais também tem um preço.

Se eu comprometesse uma saída de curva tentando uma manobra que não existia, poderia perder contato.

Então comecei a esperar.

Paciência também faz parte de uma corrida.

E, algumas vezes, a melhor ultrapassagem é aquela que você ainda não tentou.

O erro de Paulo Gomes abre a primeira porta

Na segunda volta, finalmente aconteceu.

Paulo Gomes cometeu um pequeno erro.

Nada gigantesco.

Mas em uma disputa tão equilibrada, não é necessário um acidente ou uma rodada para mudar completamente uma posição.

Uma pequena escapada foi suficiente.

O carro acabou tocando levemente o guard-rail, comprometendo sua velocidade.

Eu estava esperando exatamente uma oportunidade como aquela.

Acelerei.

O Omega respondeu.

E passei.

P3.

A primeira missão estava cumprida.

Mas quando olhei para frente, percebi que a dificuldade acabava de aumentar.

O próximo carro era de Ingo Hoffmann.

Perseguir Ingo Hoffmann é diferente

Dentro de um simulador, evidentemente estamos enfrentando uma representação virtual desses pilotos.

Mas isso não impede que exista um significado diferente quando você olha para o nome que aparece sobre o carro à frente.

Era Ingo Hoffmann.

Um dos maiores nomes da história da Stock Car brasileira.

E eu precisava ultrapassá-lo.

Comecei a reduzir a diferença.

Meu Omega estava funcionando muito bem principalmente nas retomadas e frenagens. Eu conseguia chegar um pouco mais forte em alguns pontos e carregar velocidade para a saída.

A distância caiu.

0,5.

0,4.

0,3.

Comecei a perceber que a oportunidade apareceria.

O segredo era não precipitar a manobra.

O passadão na subida dos boxes

Existe algo especial na subida dos boxes em Interlagos.

Você sai da Junção tentando colocar toda a potência possível no chão e começa aquela longa aceleração em direção à linha de chegada.

É um trecho em que uma boa preparação pode transformar completamente uma disputa.

Consegui sair bem.

Peguei o vácuo.

A diferença desapareceu rapidamente.

E então coloquei o carro.

Por fora.

Foi uma daquelas ultrapassagens que, quando começam, você sabe que não pode abandonar pela metade.

Estávamos roda a roda.

O espaço era pequeno.

O carro se movimentava.

E eu precisava confiar.

Passei.

P2.

Talvez tenha sido uma das manobras mais prazerosas de toda a corrida.

Não apenas porque havia conquistado outra posição, mas porque aquele tipo de ultrapassagem combinava perfeitamente com os carros que estávamos pilotando.

Nada de simplesmente apertar um botão e esperar uma enorme diferença de velocidade.

Foi vácuo.

Preparação.

Coragem.

E disputa lado a lado.

Stock Car.

Agora restava apenas um carro à minha frente.

Xandy Negrão.

A caça ao líder começa

Depois de passar Ingo, minha corrida entrou em uma nova fase.

Eu já não estava tentando entrar na disputa pela vitória.

Eu estava disputando a vitória.

Xandy estava logo ali.

Comecei a perseguir.

A cada setor tentava encontrar algum ponto em que pudesse reduzir mais alguns décimos.

O problema era que ele também estava rápido.

Não existia uma enorme diferença de desempenho que permitisse simplesmente chegar e passar.

Eu precisaria construir a ultrapassagem.

E enquanto olhava para Xandy à minha frente, existia outro problema crescendo nos retrovisores.

Ingo Hoffmann não havia desistido.

Atacar Xandy e defender de Ingo

Essa provavelmente foi a parte mais complicada da corrida.

Eu estava entre dois problemas.

Na frente, Xandy defendendo a liderança.

Atrás, Ingo tentando recuperar o P2.

Isso muda completamente a maneira como você pilota.

Se eu me concentrasse demais em atacar Xandy, poderia deixar uma porta aberta para Ingo.

Se começasse a defender excessivamente, perderia contato com o líder.

Então cada curva precisava cumprir duas funções.

Eu precisava sair rápido o suficiente para atacar.

Mas também precisava posicionar o carro de maneira que não ficasse vulnerável.

Foi quando a corrida virou um verdadeiro xadrez de asfalto.

Cinco minutos que pareceram muito mais

Quando o cronômetro indicou aproximadamente cinco minutos restantes, a pressão aumentou.

A corrida estava chegando ao momento decisivo.

Eu continuava sendo praticamente a sombra do líder.

Em alguns setores chegava.

Em outros ele recuperava.

No S do Senna, qualquer tentativa precisava ser calculada com muito cuidado.

Ao mesmo tempo, Ingo permanecia ali.

Era impossível relaxar.

E esses Omegas não ajudam.

A traseira constantemente lembra que existe um limite.

Você acelera alguns centímetros antes e o carro começa a escapar.

Entra mais agressivo e precisa corrigir.

Tenta defender uma posição e compromete o traçado ideal.

É uma negociação permanente entre velocidade e controle.

O automobilismo raiz aparece

Em determinado momento, a disputa ficou física.

Houve pequenos contatos.

Aquele famoso bump.

Nada que transformasse a corrida em destruição, mas o suficiente para aumentar ainda mais a tensão.

E existe alguma coisa nesses carros que faz esse tipo de disputa parecer natural.

Você vê o Omega movimentando a carroceria.

Percebe a traseira querendo escapar.

Corrige no volante.

Volta para o acelerador.

Olha para o retrovisor.

O adversário continua lá.

Não existe descanso.

É exatamente esse tipo de experiência que me faz gostar tanto do conteúdo histórico dentro do Automobilista 2.

Não estamos apenas trocando o modelo do carro.

A maneira de correr também muda.

Xandy não deixava absolutamente nada

Quanto mais a corrida se aproximava do fim, mais difícil ficava encontrar uma oportunidade.

Xandy defendia muito bem.

Eu tentava mostrar o carro por um lado.

Ele posicionava.

Preparava por outro.

A porta desaparecia.

Comecei a entender que talvez tivesse apenas uma ou duas oportunidades reais antes da bandeirada.

Precisava aproveitar.

Mas também sabia que uma tentativa desesperada poderia transformar P2 em um resultado muito pior.

Esse é um dos dilemas mais interessantes do automobilismo.

Quando você está em segundo, existe sempre aquela pergunta:

quanto vale arriscar pela vitória?

Naquele momento, minha resposta era simples.

Muito.

Eu queria ganhar.

A batalha final

Entramos nas últimas voltas com a disputa completamente aberta.

Eu continuava grudado.

Na subida dos boxes, apareceu novamente aquilo que havia funcionado contra Ingo:

o vácuo.

Consegui aproximar.

Coloquei o carro de lado.

Xandy tentou defender.

Eu continuei.

A disputa parecia saída de uma corrida antiga da Stock Car.

Dois Omegas lado a lado em Interlagos, brigando pela primeira posição.

E então consegui completar a ultrapassagem.

P1.

Depois de largar em quarto, eu finalmente estava liderando.

Mas ainda não havia terminado.

Nem perto disso.

O S do Senna cobra seu preço

A alegria durou pouco.

Na sequência, cometi um erro.

Uma escapada no S do Senna foi tudo que Xandy precisava.

Ele voltou.

E retomou a posição.

Depois de passar Paulo Gomes, Ingo Hoffmann e finalmente conseguir chegar ao líder, eu havia conquistado o P1 apenas para perdê-lo novamente.

Era frustrante.

Mas não havia tempo para lamentar.

A corrida estava acabando.

Ou eu reagia imediatamente ou teria que aceitar o segundo lugar.

E eu não estava disposto a aceitar ainda.

A última resposta do Omega

Continuei atacando.

Meu carro estava tracionando muito bem e eu sabia que essa era uma das armas que ainda possuía.

Precisava aproveitar.

Baixei para terceira.

Trabalhei a saída.

Acelerei.

O Omega respondeu.

Voltei para cima de Xandy.

E consegui recuperar a liderança.

P1 novamente.

Dessa vez, porém, minha postura mudou.

Chega de procurar ultrapassagem.

Agora era hora de fechar a corrida.

Defender uma vitória é quase tão difícil quanto conquistá-la

Existe uma mudança mental imediata quando você passa de caçador para caça.

Durante praticamente toda a prova, eu estava olhando para frente.

Agora precisava olhar também para trás.

Xandy tentou responder.

Buscou espaço por dentro.

Tentou por fora.

Aproximou.

Mostrou o carro.

Eu precisava posicionar o Omega corretamente sem destruir minhas próprias saídas de curva.

Cada metro parecia importante.

Depois de toda aquela corrida, perder a liderança naquele momento seria cruel.

Então comecei a fechar as portas.

Sem exagero.

Sem tentar simplesmente bloquear tudo.

Precisava continuar rápido.

E aos poucos percebi que estava conseguindo construir uma pequena vantagem.

A bandeirada em Interlagos

Quando entrei no último setor e percebi que a distância estava aumentando, finalmente comecei a acreditar.

1,1 segundo.

Depois de toda aquela batalha, havia conseguido abrir uma margem.

Faltava apenas levar o carro até a linha.

E então veio a bandeira quadriculada.

P1.

Vitória.

Largamos em quarto.

Passamos Paulo Gomes.

Passamos Ingo Hoffmann.

Caçamos Xandy Negrão.

Assumimos a liderança.

Perdemos.

Atacamos novamente.

E recuperamos o primeiro lugar.

Era impossível pedir uma corrida muito melhor.

Mais do que uma vitória no Automobilista 2

Quando terminei, percebi que o resultado era quase secundário diante da experiência.

Claro que vencer é bom.

Especialmente depois de uma disputa como aquela.

Mas o que ficou comigo foi outra coisa.

Por alguns minutos, aqueles carros conseguiram me transportar para uma época diferente do automobilismo brasileiro.

Foi uma viagem no tempo.

Lembrei das transmissões da Band, dos carros que pareciam ter uma personalidade própria, dos pilotos que se tornaram referências e de uma Stock Car que ocupa um lugar muito particular na memória de quem acompanhou automobilismo brasileiro durante aqueles anos.

É justamente aí que considero que o Automobilista 2 possui uma de suas maiores qualidades.

O valor de preservar a história dentro de um simulador

Simuladores não precisam existir apenas para reproduzir o automobilismo atual.

Eles também podem preservar memória.

Quando temos acesso a carros e categorias inspirados em diferentes períodos, existe a oportunidade de apresentar essas máquinas para pessoas que talvez nem tenham acompanhado aquela época.

Para quem viveu, existe nostalgia.

Para quem não viveu, existe descoberta.

E considero isso extremamente valioso.

Não precisamos tratar um carro histórico simplesmente como algo antigo.

Precisamos entender por que aquele carro foi importante.

Como ele se comportava.

Que tipo de corrida proporcionava.

Quem eram seus pilotos.

E qual era o contexto daquela categoria.

Quando fazemos isso, o sim racing deixa de ser apenas competição.

Ele também se transforma em uma espécie de museu interativo do automobilismo.

Por que gosto tanto dessas corridas

Eu adoro carros modernos.

Gosto de Fórmula 1.

Gosto de NASCAR.

Gosto de endurance.

Mas existe algo especial em voltar para carros históricos.

Talvez seja justamente a imperfeição.

Eles se movimentam mais.

Exigem mais correções.

As disputas parecem mais físicas.

Você sente que precisa domar o carro enquanto tenta correr contra os adversários.

E quando colocamos tudo isso em Interlagos, a combinação fica ainda melhor.

Essa corrida com os Omegas representou exatamente o tipo de conteúdo que quero preservar no Beccão Racing.

Não simplesmente mostrar quem venceu.

Quero contar como aquela vitória aconteceu.

Porque existe uma história entre a largada e a bandeirada.

De P4 para P1

Quando olho para a corrida inteira, existe uma sequência que resume perfeitamente o que aconteceu:

P4 → Paulo Gomes → Ingo Hoffmann → Xandy Negrão → P1.

Mas reduzir a prova apenas a isso seria ignorar justamente aquilo que tornou tudo tão divertido.

Foi preciso esperar.

Atacar.

Defender.

Errar.

Recuperar.

E atacar novamente.

A vitória não apareceu porque eu tinha simplesmente um carro muito mais rápido.

Ela precisou ser construída.

Curva após curva.

E talvez seja exatamente por isso que a bandeirada tenha sido tão satisfatória.

Uma corrida que explica o Beccão Racing

No fim das contas, essa corrida resume muito do que gosto de fazer no canal.

Automobilismo não é apenas velocidade.

É memória.

É estratégia.

É disputa.

É reconhecer um nome histórico no carro à frente e pensar:

“Eu vou tentar passar.”

É colocar dois Omegas lado a lado na subida de Interlagos.

É perder a liderança no S do Senna e decidir que a corrida ainda não acabou.

É olhar pelo retrovisor e perceber que Xandy está tentando devolver.

É cruzar a linha em primeiro depois de ter precisado lutar por cada posição.

Por isso, quando digo que cada curva conta uma história, não considero apenas um slogan.

Corridas como essa mostram exatamente o que essa frase significa.

Naquele dia, entre Omegas, Interlagos e alguns dos maiores nomes da história da Stock Car, não disputamos apenas mais uma corrida no Automobilista 2.

Por alguns minutos, voltamos aos anos 90.

E conseguimos vencer.


Assista à corrida completa

Se no texto tentei contar o que senti durante essa batalha, no vídeo é possível acompanhar tudo acontecendo: a largada em P4, a perseguição a Paulo Gomes, o duelo com Ingo Hoffmann e principalmente a batalha contra Xandy Negrão pela vitória nas voltas finais.

É exatamente esse tipo de corrida que quero continuar trazendo para o Beccão Racing: automobilismo atual, carros históricos e histórias que merecem ser lembradas.

Porque algumas corridas são decididas pelo cronômetro.

Outras ficam guardadas pela história que conseguiram contar.

Gostou? Compartilhe: WhatsApp X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guilherme Becco
Sobre o autor

Guilherme Becco

Criador do Beccao Racing, com foco em simuladores de corrida, automobilismo virtual, Fórmula 1, NASCAR, endurance e cultura gamer.